fbpx

Que a sobremesa Romeu e Julieta é paixão nacional não é surpresa pra ninguém, certo?

Mas como será que esse tradicional sabor brasileiro surgiu e como foi nomeado com o nome de um clássico mundial da literatura, ao invés da descrição básica “Queijo com Goiabada”? 

A união do doce de goiaba com o queijo fresco nasceu em Minas, assim como essa galera Da Pá Virada que fundou a Da Pá Virada Gelateria. Continue a leitura e descubra como essa união ganhou o paladar do mundo inteiro.

A tradição mineira da sobremesa Romeu e Julieta

Não se sabe ao certo quando se deu o nascimento da sobremesa Romeu e Julieta, mas os dois elementos que compõem essa iguaria brasileira foram originados em Minas Gerais e passaram a ser servidos juntamente como sobremesa no mesmo lugar. Com isso, acredita-se que a origem da combinação tenha sido próxima do período colonial, assim como o queijo e a goiabada.

O queijo

O queijo Minas surgiu com a vinda das famílias portuguesas ao Brasil que tinham a antiga técnica de fazer queijo coalhado com leite fresco. Ao chegarem em solo brasileiro, perceberam que as condições climáticas de Minas Gerais eram ideais para a produção de laticínios e logo começaram a adaptar as receitas portuguesas. O queijo minas é a grande contribuição do estado de Minas Gerais para a cultura brasileira e é peça principal na composição da sobremesa Romeu e Julieta.

A goiabada 

A goiabada é um doce feito de goiaba típico da culinária caipira e que conquistou o paladar do mundo inteiro. O doce surgiu no Brasil durante o século dezoito pelas mãos dos colonizadores que buscavam um substituto para a marmelada. Ela é feita de água, açúcar e goiaba e pode ser encontrada Brasil afora com diferentes teores de açúcar, entretanto a principal função deste ingrediente é a conservação da fruta e o uso excessivo pode prejudicar o sabor da goiaba. A goiabada é a segunda e última peça componente da sobremesa Romeu e Julieta.

O nome

A sobremesa Romeu e Julieta carrega o mesmo romantismo que a história dos filhos de famílias rivais que se apaixonaram perdidamente. Acredita-se que ela recebeu este nome por ser composta de dois elementos que são opostos, porém complementares entre si e tornaram-se uma união perfeita.

Parece mesmo que o queijo e a goiabada nasceram especialmente para compor esse sabor. Quando se fala de queijo com goiabada, lembramos de um paladar único e insubstituível; como se os dois elementos perdessem a própria individualidade para se completar. Hoje, Romeu e Julieta se tornou um único sabor usado em diferentes receitas de tortas, sorvetes, bolos, bolachas e o que mais a criatividade permitir.

Romeu e Julieta Da Pá Virada

Aqui, até a sobremesa Romeu e Julieta é Da Pá Virada! Temos uma versão exclusivíssima desse doce que é paixão nacional há séculos.

Ela é composta por uma bola saborosíssima de requeijão com textura de sorvete submersa numa goiabada tão cremosa que se assemelha a uma calda. Dá uma olhada nessa belezinha:

Além da sobremesa Romeu e Julieta, também oferecemos este sabor na forma de sorvete de massa totalmente artesanal. Nossos sorvetes são exclusivos, sem realçadores de sabor, corantes ou outros componentes químicos encontrados nos sorvetes industrializados.

Agora que você já sabe de toda a história da sobremesa Romeu e Julieta e é Da Pá Virada igual a gente, venha conhecer nossas versões exclusivas. Temos sete unidades espalhadas pela cidade de São Paulo. Confira nossos endereços e corre pra lá