fbpx

O dia dos pais, uma das datas mais prestigiadas no mundo, surgiu e passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando foi institucionalizada nos EUA e comemorada pela primeira vez dia 19 de junho de 1909, por sugestão de Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai.

O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de William Jackson Smart, pai de Sonora, um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, criou sozinho Sonora e outros 5 filhos.

Esse gesto simples da filha de Smart mobilizou muitas pessoas a fazerem o mesmo e a prática se espalhou para outros estados daquele país e para outros países. E em 1966, o então 36º presidente Lyndon B. Johnson decretou o terceiro domingo de junho como sendo o dia oficial do dia dos pais, e essa data foi adotada por diversos países ocidentais.

No Brasil a data começou a ser comemorada no dia 16 de agosto, por sugestão do publicitário Sylvio Bhering, na época diretor da rádio e jornal O Globo, que tinha como objetivo inicial associar ao dia de São Joaquim, comemorado nesse mesmo dia, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. Depois foi institucionalizada como é hoje.

A Da Pá Virada prestigia muito essa data pois entende a importância da presença e do carinho de um pai para a formação de um filho, por isso presta duas homenagens:

Primeira, para o nosso paizão, um dos nossos fundadores e responsável direto pela produção dos nossos produtos: o nosso mestre gelataio João Antonio Martins!

A segunda (e mais gostosa!) a todos os pais que forem a Da Pá no dia 11 de agosto: um chocolate belga, produzido na nossa confeitaria, sobre cada gelato comprado nesse dia!

Feliz dia dos pais, feliz gelato Da Pá Virada!