fbpx

Como surgiu a ideia de montar uma gelateria?

Tínhamos um restaurante/cafeteria de nível médio para alimentação diária (prato pronto) na área do Carrefour Pamplona, onde servíamos Kibon – o sorvete servia como alternativa ao cafezinho; e um conhecido nos sugeriu produzirmos o sorvete, fazendo curso na Itália. Gostamos da ideia, e a Léia acabou indo. No começo, fevereiro de 2010, a Léia produzia numa sala ao lado da garagem de casa e vendíamos para restaurantes, e começamos a vender também na cafeteria. Mais tarde, eu também fiz curso com o mesmo mestre italiano, mais tarde fazendo uma atualização.

João e Léia

O processo de escolha do nome

Inicialmente, o Estúdio Rapadura (as duas moças que faziam a Comunicação para a gente) sugeriu Divina Cumbuca, um nome mais ligado à gastronomia – mas felizmente esse nome já estava registrado no Inpi. Sugeriu então uma série de nomes baseados em três conceitos: escolhemos o conceito Contemporâneo, pois se adequava mais ao nosso negócio. Não queríamos fazer como os outros, que trabalhavam o conceito do gelato italiano (usamos apenas a técnica italiana)​ e sabores nessa linha (muitos fornecedores de bases oferecem sabores comuns da Itália), então optamos para alguns sabores mais nacionais, mas não só, que também havia um movimento no palito de Frutos do Cerrado etc. Então, no conceito Contemporâneo, trabalhamos com nomes mais associados à criatividade: na sugestão do Rapadura, o nome era Santa Da Pá Virada, mas achamos que não era o caso: encurtamos e tiramos o Santa, porque nos pareceu um pouco forte. Da Pá Virada seria uma referência ao preguiçoso (a pá de pedreiro virada para baixo, sinal de que o sujeito não está trabalhando), mas hoje é comum a referência a crianças levadas como da pá virada, ou mesmo a pessoas que não batem muito bem. Mas é também associado à criatividade (que é o nosso motivo para o nome, na criação de sabores), porque, afinal, a insanidade e a levadeza estão associados às pessoas criativas, que subvertem a ordem estabelecida. E tem ainda quando viramos a pazinha de sorvete para tomar o gelato.

João e Léia

 Quem são Léia e João Martins?

​Mineira de uma pequena cidade chamada Tocantins, na região de Juiz de Fora/Ubá, é cozinheira de mão cheia (em casa, não profissional). Veio para São Paulo com 15 anos e teve a maior parte de sua experiência profissional (12 anos) como compradora da rede Continental de cervejarias – tendo inaugurado e trabalhado também no restaurante Brooklin (aquele dos garçons-cantores na Av. Morumbi). Depois de um período dedicado à maternidade, foi para a Itália (Marino, na região de Roma) aprender com um mestre gelataio romano os segredos do sorvete da bota.

Léia

João Antonio Martins, paulistano, começou carreira como jornalista de impressos (Jornal da Tarde, Folha da Tarde, Diário Popular, Editora Abril, revistas setoriais e assessoria de imprensa), durante 15 anos, principalmente em Política, em 2004 foi cuidar a cafeteria da mãe, que por motivo de doença acabou se afastando. Transformou em restaurante /cafeteria de nível médio para alimentação diária (prato pronto) na área do Carrefour Pamplona​, chegando a 20 funcionários. Fez curso de gastronomia (Cozinheiro Chefe Internacional) no Senac antes de fechar o restaurante, em 2010. Em 2011 iniciou com Léia o projeto de Da Pá Virada.

João

E se você ainda não conhece os gelatos Da Pá Virada, te convidamos a visitar uma de nossas 6 lojas (em breve mais uma, no Portal do Morumbi).

🏠 📞 Butantã 11 2157 8800
🏠 ⏰ 2a a Domingo e Feriados 10h / 21h

🏠 📞 Guedala 11 3721 2320
🏠 ⏰ 2a a Domingo e Feriados 11h / 23h

🏠 📞 Jardins 11 2738 5023
🏠 ⏰ 2a a Domingo e Feriados 11h / 23h

🏠 📞 Moema 11 2769 3048
🏠 ⏰ 2a a 5a 10h / 20h
🏠 ⏰ Sexta a domingo 10h / 22h

🏠 📞 Perdizes 11 2157 1524
🏠 ⏰ 2a a Domingo e Feriados 10h / 22h

🏠 📞 Parque da Cidade 11 5184 2470
🏠 ⏰ 2a a Domingo e Feriados 👉 11h / 22h

🏠 📞 Portal do Morumbi (em breve 07/10)
🏠 ⏰ 2a a Domingo e Feriados 👉 10h / 22h